Muitas parcerias, prospecções, vendas, soluções de problemas e até estreitamento de laços profissionais são feitos em mesas de refeições. O encontro para uma almoço ou jantar de negócios traz consigo uma dose de leveza à rotina, mas ao mesmo tempo alguma ansiedade sobre o desenrolar deste quase evento. Pensando nisso, preparamos dicas para você se sair bem, seja como anfitrião, seja como convidado.

Você, o anfitrião.

  • Convide com antecedência. Uma semana é um ótimo prazo. É possível convidar ainda com mais antecedência, mas se passar de duas semanas, faça um “save the date” e com uma semana de antecedência o convite.
  • Não tenha medo de perguntar ao seu convidado se existem restrições e/ou preferências alimentares. Insista na resposta, e mesmo se esta for evasiva, do tipo “gosto de tudo”, diga o que tem planejado, assim não terá surpresas. Na impossibilidade de checar restrições, escolha um restaurante com cardápio variado, assim fica fácil agradar.
  • Escolha um restaurante que você conhece bem, que tenha um bom relacionamento com a equipe e que possa, se necessário, fazer adequações e contornar imprevistos com facilidade. Evite ir a restaurantes desconhecidos, testar um local durante uma refeição de negócios é correr o risco de surpreender-se (e ao outro) negativamente.
  • Lembre-se que como anfitrião você comanda a mesa. Impõe o ritmo que deseja, é quem diz o momento de pedir os pratos e até mesmo a conta. Pense também no local em que todos vão se sentar e acomode à sua direita o convidado mais importante, ou com quem você deseja interagir mais.

Você, o convidado.

  • Confirme com a máxima antecedência possível – sua ida ou recusa. É sempre importante para que o anfitrião saiba como proceder (de alteração de datas a um novo convite em outra oportunidade).
  • Responda claramente quando perguntado sobre restrições e preferências alimentares. Às vezes nos sentimos envergonhados, mas essa resposta ajuda o anfitrião a escolher o melhor local para o encontro de vocês.
  • Independentemente da escolha do restaurante ser do seu agrado, ou da experiência não ter sido das melhores, não critique, agradeça. Ele tirou um tempo apara organizar tudo e com certeza fez com a melhor das intenções. Convidado charmoso é convidado gentil e empático.
  • Quem comanda o encontro é o anfitrião, por isso, deixe que o ritmo seja ditado por ele. E nada de sentar-se em lugares reservados a outras pessoas. É sempre elegante perguntar ao anfitrião se há indicações de onde sentar-se.
  • Evite o álcool caso seu anfitrião não faça menção sobre ele.
  • Na hora da conta, que foi pedida pelo anfitrião, você pode oferecer-se para pagar. Em geral, nos negócios, os anfitriões não aceitarão e você não deve insistir. No caso dele aceitar, esteja preparado, então para dividir as despesas!

Agora que você já sabe tudo o que pode fazer – e o que não pode – para se dar bem em um almoço ou jantar de negócios, conte com a alta gastronomia dos restaurantes do Royal Palm Hotels & Resorts e faça bonito nos momentos mais importantes!

Boa refeição e bons negócios!