A Páscoa chegou! Considerada a festa da ressurreição e da vida, a data é simbolizada pelo ovo. Mas, além do seu significado religioso, a data também representa um momento de doçura e diversão, principalmente para as crianças.

No Royal Palm Plaza, a comemoração conta sempre com a Coelhinha Fofa-Flor, personagem muito conhecida no Resort que, no período, distribui ovos de chocolate para os pequenos hóspedes de até 12 anos.

Seja comemorando em uma viagem ou em casa, a data pode ser uma oportunidade de estimular a criatividade das crianças e trazer mais diversão para o almoço em família. Pensando nisso, listamos 10 brincadeiras para fazer com os pequenos na Páscoa.

  1. Caça aos ovos:

A tradicional brincadeira diverte crianças que ficam na expectativa de encontrar os ovos como se fosse um tesouro escondido.

Uma dica para iniciar a atividade, é contar uma historinha e estimular ainda mais a imaginação dos pequenos, ao contar que viu o coelhinho passar pelo ambiente e deixar ovos espalhados pela casa. Depois, é só contar até 10 e iniciar a brincadeira na busca pelos ovos.

Uma segunda dica é identificar cada ovo de Páscoa com o nome das crianças, assim ninguém corre o risco de levar vantagem no final da brincadeira.

  • Pegadas do coelhinho

Essa brincadeira pode fazer parte da atividade de caça aos ovos. As pegadas do coelhinho são pistas espalhadas pelo chão que levam aos ovos de Páscoa.

É possível utilizar adesivos de pegadas ou, ainda, desenhar pegadas no chão com farinha. O caminho pode ter obstáculos, como a mesa, o sofá e outros moveis. Uma dica é colocar bilhetinhos ao lado das pegadas, para que o trajeto até os ovos tenha ainda mais emoção.

  • Quente ou Frio

Para quem prefere uma brincadeira mais à moda antiga, ao invés de colocar as pegadas do coelho, uma opção é ir direcionando a criança até os ovos de Páscoa, informando que está “quente” quando ela estiver próxima ao objetivo final, ou “frio” quando tiver dificuldades em encontrar o local onde o coelhinho deixou os chocolates. 

  • Desafio da Cenoura

Esta é a brincadeira perfeita para as crianças que não comem chocolate e toda família pode participar, incluindo os adultos.

A ideia é cortar cenouras em rodelas e distribuir para todos os participantes. O segundo passo é colocar a cenoura na testa. Assim que todos estiverem prontos, e já com a cenoura no rosto, devem fazer movimentos e ‘caretas’ para que a cenoura se mova – sem deixar cair no chão, e sem utilizar as mãos.

O primeiro que conseguir mover a cenoura até a boca vence a gincana e recebe um brinde especial.

  • Alimente o Coelho

Esta também é uma atividade para todos participarem. Utilizando uma caixa de papelão, faça um desenho de coelho e, na parte da boca, faça um círculo grande. Distribua para os participantes bolinhas coloridas e determine uma distância para fazerem a jogada.

Quem conseguir jogar mais bolinhas de papel dentro da boca do coelho de papelão vence o jogo!

  • Gincana do Ovo na Colher

Nesta gincana é possível utilizar ovos cozidos ou ovinhos de chocolate. Cada participante deve levar o cabo de uma colher de sopa à boca e, na colher, o ovinho escolhido para a brincadeira.

O objetivo é equilibrar o ovo na colher andando o mais rápido possível. Quem chegar ao final da ‘corrida’ sem derrubar o ovo, ganha a jogada.

  • Amigo Chocolate Oculto

Essa opção é para os que não conseguem tempo ou espaço para elaborar uma brincadeira mais lúdica. Assim como no Amigo Oculto que acontece no Natal, a proposta é fazer um sorteio para descobrir o seu amigo chocolate.

Na hora de revelar e entregar o presente, descreva o amigo sorteado. Para essa brincadeira, uma dica é determinar que o presente será uma barra de chocolate ou um tipo específico de ovo de Páscoa, assim todas as crianças recebem um presente similar.

  • Corrida de Salto do Coelhinho

Para a gincana a dica é pintar o rostinho das crianças de coelho. Depois que todos os coelhinhos estiverem prontos, faça uma demarcação para a pista de ‘corrida de pulos’.

Na linha de partida, quando der o sinal, todas as crianças pulam até a reta final, para descobrir quem é o coelho mais rápido.

  • Ovos Coloridos

Para essa brincadeira, não é necessário chocolate, então é uma ótima opção para crianças menores ou que não comam doce por algum motivo, incluindo preferência dos pais.

Cozinhe ovos de galinha e, depois que esfriarem, entregue para que as crianças façam sua arte com pincel e tinta guache. A ideia é estimular a criatividade dos pintores, então a dica é deixar os pequenos fazerem seu próprio ovo colorido.

Depois de prontos, é possível montar uma exposição de arte com as obras dos pequenos e, ainda, lavar os ovos e comer uma deliciosa salada.

  1. Desenho de Coelho

Essa é uma brincadeira prática e que não precisa de muitas ferramentas. Basta entregar papel e lápis de cor ou giz de cera para os pequenos e veja a arte acontecer.