Sinta-se no Royal

Dicas de Organização

por marketing quarta-feira, 15 de abril de 2020

Os dias em casa trazem muitos pontos positivos e um deles é poder dedicar um tempinho para a organização dos ambientes, uma atividade que nem sempre cabe no dia a dia com uma rotina normal. Quando nosso espaço está organizado, economizamos tempo. Não é agradável perder a hora por não encontrar uma roupa ou um documento importante, muito menos ter que passar o final de semana arrumando a bagunça. A sensação de bem estar e qualidade de vida são imediatas quando temos um ambiente organizado. Porque não aproveitar?

Aqui vão algumas dicas para te ajudar nessa missão:

Sala

  • Para deixar tudo organizado na sala, é importante que você não acumule objetos desnecessários. Desapegue de livros, CDs, enfeites ou qualquer elemento que esteja sem uso. Evite carregar os ambientes com excesso de móveis para não poluir visualmente e acumular poeira.
  • Jogue fora revistas velhas, caixas sem uso, objetos quebrados e rasgados.
  • Aproveite para mudar os móveis de lugar ou utilizá-los em lugares inusitados! Uma mesa ou cômoda na sala, por exemplo, podem ajudar na organização do ambiente. É só complementá-las com alguns itens e o espaço ganha mais funcionalidade.
  • Defina um cronograma de lavagem das cortinas. Elas juntam muito pó, ácaro e bactérias. De 2 a 3 vezes por mês passe o aspirador de pó ou um pano úmido no caso de persianas.

Cozinha

  • A cozinha merece uma atenção especial na arrumação, pois todos os dias esse cômodo é utilizado de forma intensa. Você pode pendurar panelas e utensílios domésticos para decorar e ao mesmo tempo organizar o espaço.
  • Use a criatividade para utilizar produtos com outras funções como organizadores. Sabe aqueles vidros de azeitona ou geleia que temos na despensa? Caixas de leite esquecidas em algum canto? Então, tudo pode ser reaproveitado, inclusive na hora da organização. Coloque a criatividade em ação e reutilize esses produtos.
  • Defina um cronograma de lavagem das cortinas. Elas juntam muito pó, ácaro e bactérias. De 2 a 3 vezes por mês passe o aspirador de pó ou um pano úmido no caso de persianas.

Quartos

  • Para começar, separe as peças do seu guarda-roupa que você não usa mais. As que estiverem em bom estado podem ir direto para doação. Uma estratégia que pode ajudar é pensar se a peça foi usada nos últimos meses. Se a resposta for não, desapegue!
  • Compre (online) cabides padronizados. Isso pode parecer insignificante, mas faz toda a diferença. Além de economizar espaço, os cabides iguais deixam tudo mais organizado visualmente.
  • As peças mais finas e de uso mais frequente devem permanecer na altura das mãos e dos olhos. Se você está em uma cidade quente, por exemplo, deixe as peças de frio nos lugares mais altos, já que não são usadas com frequência. Quando a estação mudar, inverta as peças.
  • Limpe e higienize os sapatos. Nem sempre é possível ter uma sapateira fora do armário, mas é muito importante manter o espaço sempre bem limpinho.
  • Abuse dos organizadores! As colmeias são sempre bem-vindas, assim como as caixas. Existem os organizadores específicos também, como no caso de lenços e gravatas, que podem ser usados de acordo com a quantidade.

 

Depois de tudo organizado, a melhor forma de continuar com todos os itens no lugar é a manutenção diária. Defina um lugar para cada coisa e crie aos poucos o hábito de guardar cada coisa em seu lugar definido.

Com alguns poucos minutos por dia, ou até mesmo com um dia inteiro, você pode colocar ordem em tudo e se livrar de toda a bagunça acumulada.

Dica bônus para se inspirar!

“Ordem na Casa com Marie Kondo” é uma série disponível no Netflix que prova que arrumar a casa pode sim ser divertido e até terapêutico. A principal regra do método explicado na série, é descartar todos os objetos que não trazem alegria, estimulando os bagunceiros a evitarem o acúmulo de itens desnecessários.

Que tal colocar a mão na massa, renovar as energias e de quebra deixar o seu ambiente mais alegre?

 

comentários