Sinta-se no Royal

Dia Internacional do Museu: Dicas de museus para ver a distância!

por marketing segunda-feira, 18 de maio de 2020

A internet nos proporciona diversas facilidades diárias, não é mesmo? Desde podermos nos conectar com quem está longe e ver a pessoa na tela do computador ou celular, até mesmo a podermos visitar diversos museus espalhados pelo mundo!

A plataforma Google Arts & Culture, nos permite conhecer informações e artes expostas em mais de 2 mil museus. Estão disponíveis informações sobre a história do museu, sobre os artistas e suas obras e, em alguns deles, é possível acessar a parte de “Explorar”, para poder entrar dentro do museu virtualmente e conhecer suas principais salas e exposições! Alguns dos que não possuem a parte de “Explorar” do Google Arts & Culture, permitem que você o conheça em seu site oficial.

Selecionamos alguns museus disponíveis nessa plataforma, para você e sua família descobrirem!

Vamos começar com dois que estão pertinho da gente, no Brasil:

  • Pinacoteca do Estado de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais, com ênfase na arte brasileira do século 19 até hoje e é o museu de arte mais antigo na cidade, fundada em 1905.

Possui diversas obras em tinta a óleo, lona, papel e aquarela. Você pode explorar algumas de suas salas, clicando aqui.

  • MASP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, outro museu presente na capital paulista e fundado em 1947, reúne mais de 8 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuário de diversos períodos.

Além de sua exposição permanente, em alguns períodos do ano, o MASP recebe exposições temporárias, cursos, palestras, apresentações de música, dança e teatro. Em 2019, recebeu a exposição de Tarsila do Amaral.

Para conhecer as obras presentes no museu em sua visita online, clique aqui.

Saindo do Brasil, para outros países:

  • MET

O Museu de Arte Metropolitana (Metropolitan Museum of Art) é um dos mais famosos de New York (Estados Unidos), o museu foi fundado em 1870 e pensado para ser mais do que abrigo de objetos bonitos e raros.

Você pode andar virtualmente por seus corredores e salas clicando aqui

  • American Museum of Natural History

O Museu de História Natural, localizado em Nova Iorque (EUA), foi fundado em 1869, possui exibições científicas, educacionais e culturais e é o lugar onde fica o Memorial de Theodore Roosevelt, um memorial dedicado ao 33º governador de Nova Iorque e 26º presidente do país. Também é o museu do primeiro filme de “Uma Noite no Museu”.

Navegue por dentro do museu clicando aqui

  • Musée d’Orsay

Entrando um pouco nos museus da Europa, sua viagem online pode ir até Paris,  no Musée d’Orsay. O museu é localizado na antiga estação ferroviária Orsay, bem próximo ao rio Sena. Possui diversas exposições e quadros famosos, como por exemplo o “Autoretrato” de Vicent Van Gogh. Clique aqui e acesse o interior do museu.

  • Van Gogh Museum

Aproveitando que citamos sobre uma arte de Van Gogh no museu acima, o Van Gogh Museum, localizado em Amsterdã, possui a maior coleção de suas artes. São mais de 200 pinturas, 500 desenhos mais de 750 cartas.

Nesse museu, o “Explorar” está dividido por seus pisos. Escolha qual deseja visualizar primeiro clicando nos links: Térreo, Primeiro Andar, Segundo Andar, Terceiro Andar.

  • Anne Frank House

Ainda em Amsterdã, a Casa de Anne Frank têm o objetivo de propagar a mensagem das ideias e da vida de Anne Frank. Se você já leu o livro “Diário de Anne Frank”, irá identificar os espaços.

Conheça a casa pelos andares: Entrada, Hall da entrada, Quarto de Anne, Cozinha e Cobertura da casa.

  • Museo Frida Kahlo

O Museu de Frida Kahlo, localizado na Cidade do México, trata-se a casa onde a artista nasceu, viveu e morreu. O interior foi preservado para expor as obras da artista e contar sua história.

Conheça: Jardim, Exposição, Estúdio e Cozinha.

comentários