Espaço Aberto

Dia do Meio Ambiente – 05 de junho

por marketing sexta-feira, 5 de junho de 2020

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente acontece no dia 05 de junho. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), para chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Além de sermos mais conscientes sobre nosso impacto negativo no meio ambiente, podemos começar com pequenas mudanças diárias nos hábitos para cuidar do nosso planeta, como: reciclar o lixo gerado, evitar plástico, consumir produtos orgânicos, economizar energia e reutilizar o que já temos, por exemplo.

No grupo Royal Palm, um dos pilares muito importante é a Responsabilidade Ambiental e queremos compartilhar algumas ações que tomamos ao longo de 2019. Uma das ações tomadas foi de completar o ciclo de reciclagem dos resíduos orgânicos e de plásticos. Com isso, os sacos de lixo usados em todas as unidades hoteleiras e a terra dos jardins, hoje são produtos reprocessados após utilizados no próprio empreendimento.

Os sacos plásticos para resíduos encontrados nos hotéis e aplicados para os mais diversos usos são 100% derivados de reciclagem. Juntamente com uma empresa parceira, os plásticos separados em lixeiras específicas são convertidos nos sacos plásticos.

A terra usada nos jardins é reciclada de material inorgânico, também pela mesma empresa parceira. A empresa recolhe o armazenamento e o transforma em compostagem, tornando os restos de comida, galhos e folhagens em terra fértil rica em nutrientes.

O Royal Palm Plaza Resort recorre ao Mercado Livre de Energia para suprimento de 100% da eletricidade desde fevereiro de 2019. A medida consiste na compra de energia de vários fornecedores, inclusive produtores de usinas de cana-de-açúcar. Esses investimentos ressaltam a preocupação do grupo no uso de fontes renováveis que asseguram o desenvolvimento sustentável e a diminuição do impacto ambiental. Essa estratégia garante ao empreendimento maior gestão dos gastos da eletricidade.

As lâmpadas que vão queimando são trocadas por lâmpadas LED. Com isso, no The Palms, hotel boutique dentro do resort, já possui 100% das lâmpadas no modelo LED. Já o Hotel Contemporâneo possui apenas iluminação LED desde sua inauguração, em janeiro de 2019.

O grupo também se preocupa com sua água, pois é o maior e insubstituível recurso natural disponível no planeta. Uma medida de consumo inteligente de água praticada no último ano, incide sobre os chuveiros das acomodações do The Palms. De modo que, com um dispositivo instalado nos chuveiros, a vazão da água é alterada em quantidade imperceptível ao hóspede, mas com uma significativa redução em torno de 30% no gasto de água.

Afora essas novidades implantadas recentemente, o grupo Royal Palm mantém em funcionamento ações de sustentabilidade iniciadas em anos anteriores, que deram certo e entraram para a rotina do empreendimento. Um exemplo é o equipamento utilizado na cozinha para remoção de gordura de panelas, formas e outros utensílios. O sistema, em uso desde 2014 e certificado pela Anvisa, traz economia de água e de produtos de limpeza, além de intensificar a esterilização e a higiene.

A eficaz higienização dos enxovais é uma regra fundamental no ramo da hotelaria e a economia neste quesito tem que ser compartilhada e aceita pelo cliente. Há mais de uma década, os hóspedes do Royal Palm são estimulados a usar as toalhas de banho mais de uma vez a fim de reduzir o uso da água e de resíduos poluentes.

Outra iniciativa que deu certo e permanece na ativa é a recuperação de móveis quebrados feita pela empresa parceira de gestão ambiental. Em vez de descartar a peça, ela é caprichosamente consertada, o que traz economia financeira e gera sustentabilidade.

Todas as ações também resultam em economia financeira aos empreendimentos, além de estimularem a reciclagem e diminuição nos gastos de recursos naturais.

comentários