Sinta-se no Royal

Como não cair em golpes na Internet

por marketing sexta-feira, 26 de junho de 2020

 

Nosso tempo na internet aumentou ainda mais na quarentena e, infelizmente, os golpes onlines continuam a acontecer. Por isso, separamos algumas dicas para você não cair neles.

 

  1. Em primeiro lugar, mantenha a calma. Seja por uma ligação ou por internet que o golpe aconteça, é importante não agir por impulso.

 

  1. Pesquise de onde vem as informações, se são dos contatos oficiais da empresa. Por exemplo, em alguns casos em que entram em contato por perfis falsos de Instagram, veja mais informações no perfil como: data das postagens, quantidade de posts e de seguidores.

 

  1. Pergunte! Caso tenha visto as informações a respeito da empresa que entrou em contato e surgiu alguma dúvida, pergunte nos canais oficiais, seja por telefone, e-mail ou site se aquele procedimento é correto. Seja a coleta de dados para algum sorteio ou premiação, esteja certo de que é mesmo para a empresa correta que você está fornecendo essas informações.

 

  1. Não divulgue seu telefone. A maneira mais comum de golpes é por meio do telefone. Por ser um recurso mais dinâmico, uma ligação não permite que a vítima pare para analisar o que está acontecendo e, sentindo-se pressionada, acaba fornecendo dados que não deveria. Por isso, é importante evitar a divulgação do número. Se isso não for uma opção, é necessária muita atenção.

 

  1. Atente-se aos detalhes das mensagens ou e-mails, como: erros de português, informações incompletas e remetente, confirme sempre se é o e-mail oficial da empresa.

 

  1. Não forneça seus dados pessoais por redes sociais e contatos não oficiais. Não forneça “códigos de confirmação”, que chegam por SMS ou e-mail, a outras pessoas ou empresas, eles são pessoais e podem comprometer seu uso de determinado site/plataforma ou, até mesmo, cartão de crédito.

 

  1. Cuidado com promoções e sorteios que acontecem no Instagram (exemplo: “marque três amigos nos comentários para concorrer), os golpistas podem conseguir suas informações por lá e passarem por empresas para conseguirem seus dados.

 

comentários