Sinta-se no Royal

Alimentos que Aumentam a Imunidade

por marketing terça-feira, 5 de maio de 2020

Você sabia que uma alimentação equilibrada pode reforçar a imunidade e contribuir para a prevenção de diversas doenças?

Pense no nosso sistema imunológico como um exército de defesa contra agentes infecciosos, tais como bactérias, vírus e outros micro-organismos. Sendo assim, uma imunidade alta, nos assegura uma defesa mais eficiente, correto?

Dentre as indicações para reforçar o sistema imune, está a ingestão equilibrada de alimentos, ou seja, uma alimentação diversificada, minimamente processada, no seu estado mais natural possível, colorida, rica em proteínas, vitaminas, minerais e compostos bioativos. Nutrientes esses, encontrados principalmente nas frutas, vegetais, leguminosas, cereais integrais, sementes, castanhas, oleaginosas, entre outros.

A seguir a nossa nutricionista, Dra Mitzi Trabbold listou alguns dos alimentos que não podem faltar no cardápio.

Confira:

Frutas e vegetais fontes de Vit. C como acerola, laranja, limão, kiwi, morango, tomate, brócolis, pimentão, espinafre, rúcula e agrião. A vitamina C é um poderoso antioxidante que aumenta os níveis de anticorpos no organismo.

Alimentos fontes de Zinco como cereais integrais, castanhas, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico) e carnes. O Zinco é um nutriente essencial para as células do sistema de defesa imunológico. A sua deficiência está associada à uma maior suscetibilidade às infecções virais.

Alimentos fonte de vit. E como sementes oleaginosas (nozes, amêndoas, castanha do Pará), azeite, gema de ovo, abacate, peixes e leite de cabra, entre outros.

Além dos alimentos citados, existem outros que contribuem para fortalecer ainda mais o nosso sistema imunológico, tais como, iogurtes e leites fermentados, alho, cebola, cogumelo, gengibre e óleo de coco.

É fundamental ressaltar ainda que a hidratação exerce um papel importante nos mecanismos de defesa do organismo, haja visto que a desidratação muda a fluidez do sangue, interferindo no transporte de nutrientes e de oxigênio para a atividade adequada das células. Consequentemente, prejudicando a resposta imunológica adequada.

A quantidade diária de água adequada para pessoas adultas é de 6 à 8 copos.

Você nunca se preocupou em ter uma alimentação saudável? A hora é agora.

No geral, os benefícios de uma boa alimentação aparecem a médio e longo prazo, entretanto, algumas mudanças metabólicas ocorrem em apenas um dia. Portanto, hoje é um bom dia para começar a melhorar o cardápio.

 

comentários