Bons Negócios

Festa da Empresa – Como Aproveitar de Forma Elegante?!

por marketing quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

A famosa festa da firma é sempre local de gafes e escorregões que podem atrapalhar carreiras ou no mínimo nos deixar em situação desconfortável. Lendo essa afirmação, você pode até pensar que é impossível aproveitar o momento e realmente se divertir, mas não é! Com alguns cuidados é possível sim, aproveitar a festa e ainda se posicionar como alguém que sabe celebrar.

Cada vez mais casual, a festa da empresa ainda deve ser encarada como um evento profissional. Fazendo isto, você já evita uma série de gafes. Da escolha do visual ao modo de se comportar, aqui vamos nós, com as dicas!

Posso recusar o convite e não ir à festa?

A recusa sempre causa uma certa frustração no anfitrião, então, deve ser feita de forma delicada, gentil (mil agradecimentos), e a partir de uma desculpa plausível – uma viagem, um outro evento cujo convite foi aceito anteriormente etc. Mas a festa da empresa deve ter uma certa prioridade na agenda profissional, pois é sempre melhor ir e aproveitar o momento para estreitar laços e criar novos.

A Roupa Ideal?

É aquela que, mesmo no evento, representa de alguma forma o estilo da sua empresa, o seu estilo e o estilo do local. É absolutamente possível estar com o visual moderno e descontraído, só não são indicados os exageros, como casualidade excessiva em ambientes que não pedem isso – uma coisa é ir de chinelos a um churrasco informal com os colegas, outra é usar algo descuidado para um momento em que um ar arrumado seja necessário.

Posso levar um acompanhante?

Só faça isso se o anfitrião assim estabelecer no convite. O ato de levar um acompanhante sem a indicação para tal demonstra desrespeito e arrogância. Fazer isso é absolutamente deselegante e atrapalha a organização do evento. Resista bravamente à tentação!

Comer, beber, dançar?

Dá pra aproveitar tudo isso, o limite é o da moderação. O álcool em excesso é um dos grandes vilões da boa conduta. A dica é nem demais e nem de menos. Se você exagera, mostra que não sabe se controlar, tem dificuldades com limites. Se você faz tudo de menos, parece que não está gostando do que seu anfitrião preparou para você, e isso é bastante rude.

Quando é hora de sair?

Um bom momento para deixar uma festa é quando ela ainda não está vazia. Essa é a hora de ir até seu anfitrião (que pode ser sua chefia, mesmo numa festa grande para todos os funcionários da empresa), agradecer e se despedir. Sair cedo demais, só se você já avisou previamente seu anfitrião que está indo, mas precisa despedir-se ante devido a algum tipo de compromisso recém assumido.

Seja gentil, prudente e boas festas!

 

*Ana Vaz é consultora, autora, docente e palestrante das áreas de imagem pessoal e profissional, estilo, moda e etiqueta.

comentários