Bons Negócios

Dicas de como usar as cores a seu favor

por marketing segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Quer dicas de como usar as cores a seu favor? Após anos trabalhando com cuidado da imagem masculina me permitem afirmar que a atenção aos detalhes é o que faz a diferença. Muitas vezes, a escolha de cores é feita com base no gosto pessoal, o que não basta para compor o melhor visual para a pessoa, já que, na verdade, é importante atentar para as mensagens que as cores passam.

Por isso, batemos um papo com o consultor de moda masculina Alexandre Taleb para nos dar algumas dicas sobre como usar as cores a seu favor.

Confira:

A escolha das cores na hora de se vestir é de suma importância. Assim como postura e aparência, as cores transmitem uma mensagem não verbal ao interlocutor, portanto, a atenção a elas é fundamental no mundo dos negócios. A pessoa com quem você está falando pode não ter uma leitura racional disso, mas os diferentes matizes têm influência na comunicação.

Veja esta lista das mensagens “escondidas” em cada cor:
– Azul-marinho: transmite honestidade, integridade e confiabilidade. É uma cor associada a valores tradicionais, conservadorismo e elegância.
– Azul-claro: costuma ser associado à comunicação e sociabilidade.
– Preto: também denota elegância, mas agrega, ainda, autoridade, poder, formalidade e uma certa distância.
– Cinza-chumbo: informa autoridade, conservadorismo, refinamento e inteligência.
– Marrom: passa uma imagem de estabilidade, segurança e resistência a
mudanças.
– Branco: está associado à serenidade e calma para enfrentar situações desconhecidas, comunicando ainda simplicidade, pureza, esperança, confiabilidade e ideais artísticos.
– Laranja: remete a desafios; ligado a exotismo, criatividade, praticidade, motivação, sociabilidade e, no mundo dos negócios, a conquistas monetárias.
– Creme e caramelo: indicam elegância, acessibilidade e confiança.
– Vinho: representa refinamento, elegância e formalidade.
– Rosa: é a cor da delicadeza e do romantismo, transmitindo confiabilidade.
– Verde: representa cordialidade, harmonia, firmeza com tranquilidade, ponderação e
equilíbrio.
– Amarelo: é pura excitação e abertura a novas ideias.
– Vermelho: coragem, sensualidade, força, movimento; comunica poder, persuasão, ousadia e sedução. É uma cor que chama a atenção, mas deve ser usada com cuidado, pois pode cansar.

Por sua neutralidade e pela mensagem que transmitem, azul-marinho e cinza-chumbo são as cores que recomendo, por exemplo, para uma entrevista de emprego, especialmente se você não tiver muitas informações sobre o perfil do entrevistador.

 

Alexandre Taleb é consultor de imagem e escreve sobre moda masculina, lifestyle e gastronomia.

comentários